SÍNTESE PLANO DE CURSO/PLANO ANUAL
( BASE PARA ELABORAÇÃO DA SEQUENCIA DIDÁTICA MATERNAL 2014 )
|
OBJETIVOS GERAIS:
·
Oferecer um ambiente seguro e acolhedor;
·
Trabalhar as habilidades expressivas;
·
Expressar sensações de ritmos corporais através
de gestos e linguagem oral;
·
Desenvolver a audição, percepção e discriminação
das diversas manifestações sonoras;
·
Proporcionar o desenvolvimento da coordenação
motora grossa da criança;
|
·
Enfatizar as musiquinhas infantis, contos, rimas
e conversas;
·
Trabalhar a oralidade através de rodas de
conversas e outras atividades;
·
Promover brincadeiras educativas;
·
Conhecer seu próprio corpo, seus limites e
sensações, entre outros.
|
|
EIXO
TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR
|
CONTEÚDOS
PARA OS TEMAS
|
HABILIDADES
QUE SERÃO AVALIADAS ATRAVÉS PLANO DE AULA E ROTINA
|
|
EIXO DAS LINGUAGENS
|
I BIMESTRE
·
Histórias contadas
·
Apresentar o nome da
criança (através da chamadinha e outros)
·
Apresentação das vogais
(letras de imprensa)
·
Histórias
contextualizadas
·
Coordenação visual
(filme)
·
Tracejar o nome (letras
de imprensa)
II BIMESTRE
·
Reforçar o trabalho com
o nome da criança
·
Tracejado
·
Pontilhados
·
Revisão das vogais
·
Apresentação do
alfabeto (letras de imprensa)
III BIMESTRE
·
Tracejar os nomes, as
vogais e o alfabeto
·
Revisão das vogais em
letras de imprensa
·
Revisão do alfabeto
·
Revisão do nome da
criança
IV BIMESTRE
·
Tracejar
·
Revisão das vogais em
letras de imprensa
·
Revisão do alfabeto
·
Revisão do nome da
criança
|
1.
Memoriza frases e canções;
2.
Reconta história por um adulto;
3.
Ouve os outros com atenção e respeito;
4.
Identifica as vogas estudadas;
5.
Traceja as vogais estudadas;
6.
Realiza com habilidade tarefa manual;
7.
Identifica seu nome.
|
|
EIXO DA MATEMÁTICA
|
I BIMESTRE
·
Montar e desmontar
·
Encaixar
·
Apresentação das cores
primárias
·
Espaço (dia-noite),
(longe-perto)
·
Apresentação dos
numerais de 0 a 5
II BIMESTRE
·
Noção de quantidade
·
Revisão das cores
primárias
·
Contagem oral com
recursos
·
Revisão dos numerais de
0 a 5
III BIMESTRE
·
Semelhança e diferença
·
Revisão dos numerais de
0 a 5
·
Traçado dos números de
0 a 5
IV BIMESTRE
·
Tamanho, espessura e
forma
·
Formas geométricas
·
Revisão dos numerais
estudados.
|
1.
Identifica e diferencia cores primárias;
2.
Identifica tamanho;
3.
Identifica espessura;
4.
Identifica formas geométricas;
5.
Apresenta noção de quantidade;
6.
Conta Oralmente com utilização de recursos;
7.
Conhece as semelhanças e diferenças de um determinado
objeto;
8.
Identifica noções de distância e direções;
9.
Reconhece numerais de 0 a 5.
|
|
EIXO NATUREZA E
SOCIEDADE
|
I BIMESTRE
·
Higiene (cuidados com o
corpo e órgãos do sentido)
·
Incentivo e ensinamento
sobre como a escovar os dentes
·
Ambiente natural
(animais e plantas)
·
Órgãos dos sentidos
·
Boas maneiras
·
Oração
·
Partilha
·
História
da Bíblia
·
Páscoa
II BIMESTRE
·
Família
·
Escola
·
Histórias
da Bíblia com temas: Cidadania, respeito, mentiras, fofocas e etc.
·
Amizade
·
História
da Bíblia
·
Revisão dos conteúdos:
órgãos dos sentidos e higiene
·
Regras e limites
·
Noções de tempo (chuva,
sol, nublado)
·
Clima (quente, frio)
III BIMESTRE
·
Fé
·
Respeito
mútuo
·
Amor
·
União
·
Solidariedade
·
Meios de transporte
·
Meios de comunicação
·
Partilhar objetos
IV BIMESTRE
·
União
·
Solidariedade
·
História
da Bíblia
·
Moradia
·
Educação no trânsito
·
animais
|
1.
Reconhece os membros da família;
2.
Apresenta hábitos de higiene;
3.
Maneja bem o material escolar;
4.
Identifica as partes do corpo humano;
5.
Identifica as partes das plantas;
6.
Identifica as noções de tempo: dia e noite;
7.
Partilha seus objetos;
8.
Respeita seus colegas;
9.
Reconhece meios de transportes utilizados pelo homem;
10. Apresenta noções
sobre sinais de trânsito;
11. É assíduo;
12. Ajusta-se bem ao
ambiente escolar.
|
|
EIXO ARTE
|
I BIMESTRE
·
Recorte
·
Pintura
·
História cantada
II
BIMESTRE
·
Desenho
·
Amassar papel
·
Pintura
·
Teatrinho com fantoches
ou dedoches
III
BIMESTRE
·
Rabiscos na areia, no
chão, com carvão, com gravetos e etc
IV
BIMESTRE
·
Modelagem
·
Brincadeiras de imitação
|
1.
Realiza com habilidades tarefas manual;
2.
Gosta de cantar;
3.
Gosta de dramatizar;
4.
Participa de brincadeiras em grupo.
|
|
EIXO MOVIMENTO
|
I ao IV BIMESTRE
·
Música
·
Dança
·
Ritmos
|
1.
Percebe a dominância da sua autonomia na realização dos
movimentos seguindo um ritmo particular da sua trajetória;
2.
Executa movimentos rápidos sem diferentes trajetórias.
|
Professor Especialista em Coordenação Pedagógica
Adelmar Matos Costa

Nenhum comentário:
Postar um comentário