SÍNTESE PLANO DE CURSO/PLANO ANUAL
( BASE PARA ELABORAÇÃO DA SEQUENCIA DIDÁTICA PRÉ-ESCOLAR I 2014)
|
OBJETIVOS
GERAIS:
·
Desenvolver a atenção;
·
Adquirir o hábito de ouvir,
falar e organizar o pensamento lógico;
·
Desenvolver o interesse
pelas descobertas feitas por meio de situações concretas na sala;
·
Enfrentar e compreender
novas situações;
·
Transmitir valores como:
noções de cidadania, respeito ao próximo, disciplina e solidariedade;
·
Despertar o interesse pelas
descobertas feitas durante as atividades;
·
Participar das atividades
com interesse e satisfação;
·
Familiarizar – se com a
imagem do próprio corpo;
·
Estimular as percepções
sensoriais;
·
Levar a criança a
compreender o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática em seu
cotidiano;
·
Desenvolver na criança a
capacidade de pensar logicamente;
·
Trabalhar problemas
relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive;
·
Desenvolver o
interesse pelo mundo natural e social;
·
Aprofundar as
vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas;
·
Levar a criança
a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte
da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito
à sociedade a que pertence;
|
|
EIXO TEMÁTICO
INTERDISCIPLINAR
|
CONTEÚDOS PARA OS TEMAS
|
HABILIDADES
QUE SERÃO AVALIADAS ATRAVÉS PLANO DE AULA E ROTINA
|
|
EIXO DAS LINGUAGENS
|
I BIMESTRE
·
Rodas
de conversa (férias e expectativas para o ano de 2012)
·
Apresentação das vogais (
letras de imprensa)
·
União de pontos
·
Desenhos,
Pinturas
·
Revisão das Vogais- A , E, I
, O, U.
·
Apresentação do alfabeto
(letras de imprensa) B,C,D,F
·
Recorte e Colagem
·
Roda
de conversa (Relatos de experiências)
·
Histórias/ contos infantis
·
Ampliação de Vocabulário
·
Sons
·
Descobrir diferenças
·
Localizar semelhanças
·
Revisão
das vogais
·
Apresentação do alfabeto: G,
H, J, L
·
Relatos
de experiências
·
Conversas
·
Encontro de vogais
II BIMESTRE
·
Revisão das vogais
·
Recorte e Colagem
·
Relatos
de experiências
·
Conversas
·
Histórias/ contos infantis
·
Ampliação de Vocabulário
·
Sons
·
Desenhos
·
Apresentação das letras do
alfabeto: M-N-P-Q
·
Trabalhar com as vogais
·
Identificar e grafar as
consoantes maiúsculas de imprensa estudadas
·
Apresentação das consoantes:
R-S-T-V
III BIMESTRE
·
Trabalhar
com as vogais
·
Revisão
das consoantes estudadas
·
Apresentação
das consoantes X-Z
·
Juntando
as vogais
·
Revisão
do nome em letra de imprensa
·
Recorte e Colagem
·
Relatos
de experiências
·
Conversas
·
Histórias/ contos infantis
·
Ampliação de Vocabulário
·
Sons
·
Desenhos
·
Trabalhando com as vogais
·
Revisão
das consoantes estudadas
·
Apresentação das consoantes
K-W-Y
·
A escrita como forma de
comunicação
IV BIMESTRE
·
Revisão do alfabeto
·
Juntando as vogais
·
Recorte e Colagem
·
A escrita como forma de
comunicação
·
Relatos
de experiências
·
Conversas
·
Histórias/ contos infantis
·
Ampliação de Vocabulário
·
Sons
·
Desenhos
·
Formação de palavras
·
Recorte e Colagem
·
Revisão do alfabeto
·
Trabalhando com vogais
·
Formação de palavras
·
Nome completo em letra de
imprensa maiúscula
·
Nome completo de letra de
imprensa maiúscula
·
Revisão do alfabeto
·
Revisão das vogais/ juntando
as vogais
·
Revisão
das atividades do ano de 2014
|
1.
Conhece e traça seu nome;
2.
Reconta histórias lidas;
3.
Escreve as vogas estudadas;
4.
Discrimina as vogas;
5.
Memoriza frases e canções;
6.
Identifica desenhos na história contada.
|
|
EIXO DA MATEMÁTICA
|
I BIMESTRE
·
Coordenação motora
·
Discriminação Visual
·
Numerais 1, 2, 3
·
Contorno de figuras
·
Desenho
·
Cores primárias/Pintura
·
Recorte e colagem
·
Forma e cor
·
Igual/Diferente
·
Muito-pouco
·
Mais-menos
·
Mesma
quantidade
·
Numerais
4, 5, 6
·
Orientação temporal
·
Antes/depois
·
Ontem/hoje/amanhã
Dia/noite
II BIMESTRE
·
Grosso-fino
·
Largo-estreito
·
Orientação espacial
·
Atrás/na frente/no
meio/entre
·
Numerais 6, 7, 8, 9 e 10
·
Longe-
perto
·
Em cima - em baixo
·
Dentro-
fora
·
Aberto-
fechado
·
Revisão
dos numerais
III BIMESTRE
·
Leve- pesado
·
Cheio-vazio
·
Revisão dos numerais 0-10
Revisão dos
assuntos anteriores:
·
Coordenação motora
·
Contorno de figuras
·
Desenho
·
Cores primárias/ Pintura
·
Recorte e colagem
·
Forma e cor
·
Igual/Diferente
·
Muito-pouco
·
Mais-menos
·
Mesma
quantidade
·
Numerais
0-10
·
Orientação temporal
·
Antes/depois
·
Ontem/hoje/amanhã
·
Dia/noite
IV BIMESTRE
·
Muito-pouco
·
Mais-menos
·
Mesma
quantidade
·
Revisão
dos numerais 0-10
·
Orientação temporal
·
Antes/depois
·
Ontem/hoje/amanhã
·
Dia/noite
·
Grosso-fino
·
Largo-estreito
·
Orientação espacial
·
Atrás/na frente/no
meio/entre
·
Revisão de toda a matéria
|
1.
Reconhece as cores primárias e secundárias;
2.
Reconhece semelhanças e diferenças de objetos de seu
convívio social;
3.
Reconhece os números de 0 a 10;
4.
Relaciona os números naturais as quantidades;
5.
Identifica formas geométricas;
6.
Consegue tracejar os numerais.
|
|
EIXO NATUREZA E
SOCIEDADE
|
I
BIMESTRE
·
Nosso corpo/ Cuidados com o
corpo
·
Hábitos de higiene pessoal
·
Ambiente natural (as plantas
e animais)
·
A Criação do
Mundo
·
Oração
·
Histórias
bíblicas
·
Fé
·
Páscoa
II
BIMESTRE
·
O dia e a noite
·
O Sol e a chuva
·
Vamos brincar
·
Regras e limites
·
Valores
·
Respeito mútuo
III
BIMESTRE
·
Boas Maneiras
·
Meios de transporte
·
Educação no trânsito
·
Amor de Deus
·
Solidariedade
IV
BIMESTRE
·
Meios de comunicação
·
Vamos brincar
·
Datas comemorativas
·
Amizade
|
1.
Diferencia o dia e a noite, sol e chuva;
2.
Apresenta e reconhece hábitos de higiene;
3.
Usa o banheiro corretamente;
4.
Identifica os membros da família;
5.
Conhece diferentes partes do corpo humano;
6.
Reconhece os meios de comunicação;
7.
Identifica os meios de transporte;
8.
Relaciona-se bem e respeita seus colegas e outros;
9.
É assíduo;
10. Socializa-se com
colegas através de brincadeiras.
11. Participa de
atividades de educação religiosa, aprendendo valores presentes na sociedade.
|
|
EIXO ARTE
|
I A IV BIMESTRE
·
Desenhos livres e dirigidos
·
Colagem
·
Recortes
·
Pintura diversificada
|
1.
Desenvolve habilidades psicomotoras através da:
modelagem, colagem, recorte, pintura e desenho.
|
|
EIXO MOVIMENTO
|
I A IV BIMESTRE
·
Atividades de brincadeira e
recreativas
·
Dança (coordenação rítmica e
motora)
·
Música (coordenação rítmica)
etc.
|
1.
Participa de movimentos lúdicos durante a atividade de
socialização;
2.
Desenvolve a oralidade através da linguagem musical;
3.
Desenvolve habilidades corporais através de atividades
recreativas;
4.
Domina seus movimentos seguindo um ritmo particular ou
mediante variações de ritmos.
|
Professor Especialista em Coordenação Pedagógica
Adelmar Matos Costa

Nenhum comentário:
Postar um comentário