Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de abril de 2014

SÍNTESE DO PLANO DE CURSO PRÉ ESCOLAR I

SÍNTESE PLANO DE CURSO/PLANO ANUAL
( BASE PARA ELABORAÇÃO DA SEQUENCIA DIDÁTICA PRÉ-ESCOLAR I  2014)
OBJETIVOS GERAIS:
·         Desenvolver a atenção;
·         Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico;
·         Desenvolver o interesse pelas descobertas feitas por meio de situações concretas na sala;
·         Enfrentar e compreender novas situações;
·         Transmitir valores como: noções de cidadania, respeito ao próximo, disciplina e solidariedade;
·         Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades;
·         Participar das atividades com interesse e satisfação;
·         Familiarizar – se com a imagem do próprio corpo;
·         Estimular as percepções sensoriais;
·         Levar a criança a compreender o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano;
·         Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;
·         Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive;
·         Desenvolver o interesse pelo mundo natural e social;
·         Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas;
·         Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence;




EIXO TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR
CONTEÚDOS PARA OS TEMAS
HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS ATRAVÉS PLANO DE AULA E ROTINA
EIXO DAS LINGUAGENS
I BIMESTRE
·         Rodas de conversa (férias e expectativas para o ano de 2012)
·         Apresentação das vogais ( letras de imprensa)
·         União de pontos
·         Desenhos, Pinturas
·         Revisão das Vogais- A , E, I , O, U.
·         Apresentação do alfabeto (letras de imprensa) B,C,D,F
·         Recorte e Colagem
·         Roda de conversa (Relatos de experiências)
·         Histórias/ contos infantis
·         Ampliação de Vocabulário
·         Sons
·         Descobrir diferenças
·         Localizar semelhanças
·         Revisão das vogais
·         Apresentação do alfabeto: G, H, J, L
·         Relatos de experiências
·         Conversas
·         Encontro de vogais

II BIMESTRE
·         Revisão das vogais
·         Recorte e Colagem
·         Relatos de experiências
·         Conversas
·         Histórias/ contos infantis
·         Ampliação de Vocabulário
·         Sons
·         Desenhos
·         Apresentação das letras do alfabeto: M-N-P-Q
·         Trabalhar com as vogais
·         Identificar e grafar as consoantes maiúsculas de imprensa estudadas
·         Apresentação das consoantes: R-S-T-V

III BIMESTRE
·         Trabalhar com as vogais
·         Revisão das consoantes estudadas
·         Apresentação das consoantes X-Z
·         Juntando as vogais
·         Revisão do nome em letra de imprensa
·         Recorte e Colagem
·         Relatos de experiências
·         Conversas
·         Histórias/ contos infantis
·         Ampliação de Vocabulário
·         Sons
·         Desenhos
·         Trabalhando com as vogais
·         Revisão das consoantes estudadas
·         Apresentação das consoantes K-W-Y
·         A escrita como forma de comunicação

IV BIMESTRE
·         Revisão do alfabeto
·         Juntando as vogais
·         Recorte e Colagem
·         A escrita como forma de comunicação
·         Relatos de experiências
·         Conversas
·         Histórias/ contos infantis
·         Ampliação de Vocabulário
·         Sons
·         Desenhos
·         Formação de palavras
·         Recorte e Colagem
·         Revisão do alfabeto
·         Trabalhando com vogais
·         Formação de palavras
·         Nome completo em letra de imprensa maiúscula
·         Nome completo de letra de imprensa maiúscula
·         Revisão do alfabeto
·         Revisão das vogais/ juntando as vogais
·         Revisão das atividades do ano de 2014
1.     Conhece e traça seu nome;
2.     Reconta histórias lidas;
3.     Escreve as vogas estudadas;
4.     Discrimina as vogas;
5.     Memoriza frases e canções;
6.     Identifica desenhos na história contada.
EIXO DA MATEMÁTICA
I BIMESTRE
·         Coordenação motora
·         Discriminação Visual
·         Numerais 1, 2, 3
·         Contorno de figuras
·         Desenho
·         Cores primárias/Pintura
·         Recorte e colagem
·         Forma e cor
·         Igual/Diferente
·         Muito-pouco
·         Mais-menos
·         Mesma quantidade
·         Numerais 4, 5, 6
·         Orientação temporal
·         Antes/depois
·         Ontem/hoje/amanhã
Dia/noite
II BIMESTRE
·         Grosso-fino
·         Largo-estreito
·         Orientação espacial
·         Atrás/na frente/no meio/entre
·         Numerais 6, 7, 8, 9 e 10
·         Longe- perto
·         Em cima - em baixo
·         Dentro- fora
·         Aberto- fechado
·         Revisão dos numerais
III BIMESTRE
·         Leve- pesado
·         Cheio-vazio
·         Revisão dos numerais 0-10
Revisão dos assuntos anteriores:
·         Coordenação motora
·         Contorno de figuras
·         Desenho
·         Cores primárias/ Pintura
·         Recorte e colagem
·         Forma e cor
·         Igual/Diferente
·         Muito-pouco
·         Mais-menos
·         Mesma quantidade
·         Numerais 0-10
·         Orientação temporal
·         Antes/depois
·         Ontem/hoje/amanhã
·         Dia/noite
IV BIMESTRE
·         Muito-pouco
·         Mais-menos
·         Mesma quantidade
·         Revisão dos numerais 0-10
·         Orientação temporal
·         Antes/depois
·         Ontem/hoje/amanhã
·         Dia/noite
·         Grosso-fino
·         Largo-estreito
·         Orientação espacial
·         Atrás/na frente/no meio/entre
·         Revisão de toda a matéria



1.     Reconhece as cores primárias e secundárias;
2.     Reconhece semelhanças e diferenças de objetos de seu convívio social;
3.     Reconhece os números de 0 a 10;
4.     Relaciona os números naturais as quantidades;
5.     Identifica formas geométricas;
6.     Consegue tracejar os numerais.
EIXO NATUREZA E SOCIEDADE
I BIMESTRE
·         Nosso corpo/ Cuidados com o corpo
·         Hábitos de higiene pessoal
·         Ambiente natural (as plantas e animais)
·         A Criação do Mundo
·         Oração
·         Histórias bíblicas
·        
·         Páscoa

II BIMESTRE
·         O dia e a noite
·         O Sol e a chuva
·         Vamos brincar
·         Regras e limites
·         Valores
·         Respeito mútuo

III BIMESTRE
·         Boas Maneiras
·         Meios de transporte
·         Educação no trânsito
·         Amor de Deus
·         Solidariedade

IV BIMESTRE
·         Meios de comunicação
·         Vamos brincar
·         Datas comemorativas
·         Amizade

1.     Diferencia o dia e a noite, sol e chuva;
2.     Apresenta e reconhece hábitos de higiene;
3.     Usa o banheiro corretamente;
4.     Identifica os membros da família;
5.     Conhece diferentes partes do corpo humano;
6.     Reconhece os meios de comunicação;
7.     Identifica os meios de transporte;
8.     Relaciona-se bem e respeita seus colegas e outros;
9.     É assíduo;
10.  Socializa-se com colegas através de brincadeiras.
11.  Participa de atividades de educação religiosa, aprendendo valores presentes na sociedade.
EIXO ARTE
I A IV BIMESTRE
·         Desenhos livres e dirigidos
·         Colagem
·         Recortes
·         Pintura diversificada

1.     Desenvolve habilidades psicomotoras através da: modelagem, colagem, recorte, pintura e desenho.

EIXO  MOVIMENTO
I A IV BIMESTRE
·         Atividades de brincadeira e recreativas
·         Dança (coordenação rítmica e motora)
·         Música (coordenação rítmica) etc.

1.     Participa de movimentos lúdicos durante a atividade de socialização;
2.     Desenvolve a oralidade através da linguagem musical;
3.     Desenvolve habilidades corporais através de atividades recreativas;
4.     Domina seus movimentos seguindo um ritmo particular ou mediante variações de ritmos.

Professor Especialista em Coordenação Pedagógica
Adelmar Matos Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário