Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de abril de 2014

SÍNTESE DO PLANO DE CURSO PRÉ ESCOLAR II

SÍNTESE PLANO DE CURSO/PLANO ANUAL
( BASE PARA ELABORAÇÃO DA SEQUENCIA DIDÁTICA PRÉ-ESCOLAR II  2014)
OBJETIVOS GERAIS:

·         Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido.
·         Estimular o interesse pela descoberta do código escrito no meio em que vive.
·         Desenvolver a habilidade de identificar e traçar corretamente as letras e números.
·         Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;
·         Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
·         Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas;
·         Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence;
·         Organizar e sistematizar os conhecimentos relacionados com a natureza em transformação, aos seres vivos, à ecologia e à qualidade de vida (higiene e saúde).


EIXO TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR
CONTEÚDOS PARA OS TEMAS
HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS ATRAVÉS PLANO DE AULA E ROTINA
EIXO DAS LINGUAGENS
I BIMESTRE
·         União de pontos
·         Desenhos, Pinturas
·         Nome completo da criança
·         Labirinto
·         Revisão das Vogais e alfabeto - A a, E e, I i, O o, U, u
·         Recorte e Colagem
·         A escrita como forma de comunicação
·         Relatos de experiências
·         Conversas
·         Histórias
·         Ampliação de Vocabulário
·         Sons
·         Percepção visual
·         Identificação de partes do todo
·         Descobrir diferenças
·         Localizar semelhanças
·         Encontros vocálicos
·         Revisão do alfabeto e apresentação das famílias silábicas do: B-C-D-F-G-H
·         Encontro de vogais

II BIMESTRE
·         Recorte e Colagem
·         A escrita como forma de comunicação
·         Relatos de experiências
·         Conversas
·         Histórias
·         Ampliação de Vocabulário
·         Sons
·         Desenhos
·         Revisão do alfabeto e apresentação das famílias silábicas do: J-L-M-N-P-Q
·         Trabalhar com as consoantes
·         Identificar e grafar as consoantes minúsculas e maiúsculas
·         As letras e apresentação das famílias silábicas do: R-S-T-U-V-X-Z

III BIMESTRE
·         Revisão das famílias silábicas do B-C-D-F-G-H e formação de pequenas palavras e pequenos textos.
·         Apresentação das consoantes K-W-Y
·         Recorte e Colagem
·         A escrita como forma de comunicação
·         Relatos de experiências
·         Conversas
·         Histórias
·         Ampliação de Vocabulário
·         Sons
·         Desenhos
·         Famílias silábicas do J-L-M-N-P-Q e formação de pequenas palavras e pequenos textos.

IV BIMESTRE
·         Famílias silábicas do R-S-T-V-X-Z e formação de pequenas palavras e pequenos textos.
·         Recorte e Colagem
·         A escrita como forma de comunicação
·         Relatos de experiências
·         Conversas
·         Histórias
·         Ampliação de Vocabulário
·         Sons
·         Desenhos
·         Formação de palavras
·         Nome completo em letra de imprensa
·         Nome completo de letra cursiva
·         Revisão do alfabeto e famílias silábicas

1.     Identifica e traça seu nome;
2.     Desenvolve a linguagem oral e escrita;
3.     Reconta histórias lidas;
4.     Interpreta histórias contadas;
5.     Reconhece as vogas em letras de imprensa e cursiva;
6.     Reconhece as vogas em diferentes palavras;
7.     Traça as vogais estudadas;
8.     Identifica encontros vocálicos;
9.     Conhece as consoantes maiúsculas e minúsculas;
10.  Traça as consoantes minúsculas e maiúsculas;
Reconhece as famílias silábicas estudadas.
EIXO DA MATEMÁTICA

I BIMESTRE
• Coordenação motora
• Numerais de 0, 1 e 2
• Grafismo
• Contorno de figuras
• Desenho
• Pintura
• Recorte e Colagem
• Labirinto
• Discriminação Visual
• Números 3, 4 e 5
• Forma e cor
• Igual/Diferente
• Camuflagem
• Complementação de figuras
• Detalhes de cena
• Relações e afinidades

II BIMESTRE
• Orientação temporal
• Antes/depois
• Ontem/hoje/amanhã
• Dia/noite
• Orientação espacial
• atrás/na frente/no meio/entre
• Aberto/fechado
• De frente/de costas
• Em cima/embaixo
• Em pé/deitado/sentado
• Mais longe/mais perto
• Mesma posição/posição diferente
• Números 6, 7, 8, 9 e 10
• Noções de geometria
• Linhas abertas e fechadas
• Números 11 e 12.
• Mesma forma
• Triângulo - Quadrado – Círculo.

III BIMESTRE

• Relações de dimensão
• Curto/comprido
• Grande/pequeno/mesmo tamanho
• Grosso/fino
• Mais alto/mais baixo
• Revisão dos números de 0 a 12.
• Sequência e seriação - números
• Relações de massa e volume
• Cheio/vazio
• Leve/pesado
• Ontem/hoje/amanhã (revisar)

IV BIMESTRE
• Relações de quantidade
• Mais/menos/ muito/pouco/nenhum
• Números 13, 14 e 15.
• Noções de adição/subtração
• Noções de conjunto
• Números 15, 16, 17, 18, 19 e 20
• Par/ímpar
• Revisão de toda a disciplina


1.     Diferencia e relaciona formas geométricas;
2.     Conhece e relaciona as formas geométricas;
3.     Reconhece e usa cores primárias e secundárias;
4.     Identifica espessuras: largo, estreito, grosso e fino;
5.     Compreende e compara quantidade;
6.     Distingui posições: alto e baixo;
7.     Reconhece e representa os numerais de 0 a 20;
8.     Apresenta noções de medida: grande, pequeno;
9.     Traceja os numerais estudados.

EIXO NATUREZA E SOCIEDADE
I BIMESTRE
·         Nosso corpo
·         Órgãos dos sentidos
·         Hábitos de higiene pessoal
·         O lixo
·         Os animais (domésticos e selvagens)
·         As plantas (partes das plantas)
·         Criação do Mundo
·         Oração

II BIMESTRE
·         O dia e a noite
·         O Sol e a chuva
·         Vamos brincar
·         A criança
·         A família
·         Regras e limites
·         Histórias bíblicas
·         Valores


III BIMESTRE
·         Boas Maneiras
·         Direitos e deveres da criança
·         A casa
·         A escola
·         A comunidade
·         Meios de transporte
·         Respeito mútuo
·         Amor
·         Solidariedade


IV BIMESTRE
·         Educação no trânsito
·         Meios de comunicação
·         As profissões
·         Vamos brincar
·         Datas comemorativas:
·         União
·         Amizade

1.     Identifica os diferentes objetos de higiene corporal;
2.     Identifica as partes da planta e suas funções;
3.     Apresenta hábitos de higiene, de ordem pessoal e alimentar;
4.     Identifica os órgãos dos sentidos e suas funções;
5.     Identifica animais domésticos e selvagens;
6.     Reconhece os meios de transportes e sua utilidade;
7.     Reconhece os meios de comunicações e sua utilidade.
8.     Reconhece a importância da família;
9.     Conhece as datas comemorativas;
10.  Reconhece a importância da escola;
11.  Reconhece a sua atuação em sociedade para compreensão de seus direitos e deveres.
12.  Participa de atividades de educação religiosa aprendendo valores presentes na sociedade.
EIXO ARTE
DO I AO IV BIMESTRE
·         Pintura diversificada
·         Modelagem
·         Desenhos diversificados (livres e dirigidos)
·         Recorte e colagem

1.     Participa de momentos lúdicos durante as atividades de socialização;
2.     Relaciona-se bem e respeita seus colegas e outros;
3.     Desenvolve a oralidade através da música;
4.     Desenvolve habilidades psicomotoras através da modelagem, colagem, recorte, pintura e desenho;

EIXO  MOVIMENTO
DO I AO IV BIMESTRE
·         Música (coordenação rítmica) etc.

1.     Apresenta capacidade para movimentar-se continuamente dentro de um espaço em função do tempo.
2.     Apresenta noções de lateralidade.


Professor Especialista em Coordenação Pedagógica
Adelmar Matos Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário